"Quando o mundo não é projetado para você não é acessível para todos"

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Espetáculo "Noturno Cadeirantes"

Esse espetáculo tem como tema os vários aspectos da noite, apresentados através de um revezamento cênico impressionante, onde o espaço físico do teatro é utilizado pôr mais de 40 artistas. O elenco é composto por músicos, bailarinos, atores e cantores.
É na noite que as pessoas menos competem entre si, menos se deparam com o ridículo, mais se encontram e trocam segredos; é o horário do amor, do sexo, dos mistérios.
Escrito e montado pela primeira vez em 1991, em São Paulo, foi e é até hoje, o espetáculo de maior sucesso na capital paulista.
A versão que chamamos de NOTURNO Cadeirantes tem no elenco 20 cadeirantes que vêm impressionando o público com seu talento e agilidade, inclusive no escuro da noite.
Devido ao grande sucesso dessa versão montamos o NOTURNO Mix. Essa versão conta conta com os 20 cadeirantes e ainda com os atores andantes da Oficina dos Menestréis. Mais de 40 atores mostrando de forma estilizada e mágica as várias nuances da noite.
Não deixe de ver as fotos da apresentação do NOTURNO Mix, que realizamos no Tom Barsil em junho de 2005 e muitas outras, aqui.

Informações pelo site:

http://www.oficinadosmenestreis.com.br

EXPONORMA 2010


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Foro Nacional de Normalização, atua na gestão do processo de elaboração de normas destinadas aos mais diversos setores. Participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social.
Nestes tempos de globalização, as normas técnicas são fundamentais para ampliar a inserção do Brasil na economia internacional. Entretanto, essa importância ainda não é percebida por grande parte da sociedade.
As classes empresariais, por exemplo, já têm maior consciência dos benefícios das normas técnicas, porém isso não ocorre com os consumidores. Esses documentos, infelizmente, ainda não são plenamente vistos como ferramentas de qualidade para produtos ou serviços que adquirem ou contratam.
Para disseminar a importância da normalização para todos os públicos, ABNT realizará o evento EXPONORMA – Congresso e Exposição, destacando este ano a Acessibilidade, condição cada vez mais exigida para que as pessoas com qualquer tipo de limitação tenham acesso a ambientes, produtos e serviços, nos mais diferentes contextos. Inerente à cidadania, a acessibilidade tem de ser projetada não só na arquitetura e urbanismo, mas também nos meios de transporte e de comunicação, entre outros. O conjunto de normas técnicas disponibilizado pela ABNT comprova a crescente preocupação com este assunto.
Local: Centro de Exposição Imigrantes
Data: 19 a 21 de outubro

terça-feira, 13 de julho de 2010

Santos, acessibilidade no litoral paulista!

O município de Santos, localizado na Costa da Mata Atlântica, a nova Baixada Santista, é um destino de grande potencial turístico, pois é uma cidade bem estruturada e próxima à capital do Estado. A cidade é composta predominantemente por áreas planas, o que ajuda muito a mobilidade, principalmente para quem possui dificuldade de locomoção. Se localizar também é simples, tomando a praia e os canais como referências.

O Mendes Hotéis possui a preocupação de receber a pessoa com deficiência da melhor forma possível, tem um bom nível de acessibilidade e hospitalidade. Por essas qualidades já foi escolhida para sediar dois eventos internacionais de pessoas com deficiência: o Encontro dos Países Lusófonos em setembro de 2008 e a Conferência Internacional de Talidomida em outubro de 2009.

O Bonde Turístico de Santos, um dos mais representativos atrativos da cidade, possui uma réplica de um reboque que hoje proporciona acesso para cadeira de rodas. A operação é feita no último banco, que é removido para dar espaço e uma rampa que fica guardada na parte inferior é encaixada na parte lateral. Apesar de fornecer o acesso, essa operação é demorada e trabalhosa. O roteiro do bonde percorre o centro histórico de Santos, região que a noite também é um local de grande concentração de casas noturnas. O Typografia Bar Brasil possui um pequeno degrau na entrada, onde qualquer modificação é proibida pelo Condepasa, órgão autônomo e deliberativo que cuida do tombamento e da preservação dos bens culturais e naturais situados no município de Santos. Apesar disso, seu interior é amplo e plano, além de possuir banheiros adaptados.

O Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube, uma espécie de museu do futebol localizado na Vila Belmiro, mostra mais do que as conquistas do clube. Como foi o clube em que Pelé começou, conta também a própria história do futebol brasileiro e mundial. Apesar de ser difícil conhecer o túnel por onde entram os jogadores vindo do vestiário devido as escadas, é possível conhecer quase todo o resto, inclusive entrar no campo. Apesar do Santos Futebol Clube já ter aderido à Campanha Nacional de Acessibilidade, o estádio apresenta falhas em alguns ítens como acesso aos camarotes, afinal a opção pelos setores deve ser livre para todos.

O Memorial dos 500 Anos do Descobrimento, localizado no alto da Ilha Porchat também é conhecido como Monumento Niemeyer. Uma obra que leva o nome do próprio projetista (Oscar Niemeyer), e proporciona uma das mais belas vistas das praias de Santos e São Vicente. Possui vaga reservada e rebaixamento de guia para acesso, embora precisem ser reformados.

“As Ondas Santos 21”, projeto de reurbanização da plataforma do Emissário Submarino, é uma das mais novas atrações da cidade. Ali se encontra o Monumento Tomie Ohtake, escultura em ferro feita para a comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Infelizmente nem todos podem admirar por completo essa escultura, de grandiosidade física – 20 metros de comprimento, 15 metros de altura e dois de largura. Para uma pessoa com deficiência visual, ter uma réplica em escala reduzida, utilizando os mesmos materiais e que ficasse ao lado da original, permitiria que ela tivesse uma percepção de como é a escultura.

A cidade poderia aproveitar melhor o espaço portuário, que é o maior complexo da América Latina, recebendo enormes navios de Cruzeiros. Esses navios turísticos de grande porte trazem consigo o conceito de acessibilidade já bastante respeitado pelas empresas estrangeiras de origem. Então dentro da embarcação a acessibilidade é muito boa, somente o acesso a ele ainda deixa a desejar.

O Restaurante Marlin, que fica no município de São Vicente, e o Pier 1 Choperia, localizada na Ponta da Praia, em Santos, foram alguns dos espaços gastronômicos visitados e com boas condições de circulação. Nesses locais, também é importante que haja banheiros adaptados e de cardápios em Braile. Além disso, as mesas devem ter espaço para que um usuário de cadeira de rodas consiga se posicionar confortavelmente. Mesas com pés em “X”, dobráveis em forma de cavalete, ou com altura baixa e larguras pequenas dificultam ou impedem isso.

O Palácio da Bolsa Oficial de Café é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), porém isso não impediu que o prédio se tornasse acessível. Na verdade, o Iphan possui um documento oficial onde incentiva a acessibilidade, respeitando as normas para preservação paisagística e arquitetônica. O Museu do Café em seu interior, permite uma boa circulação para pessoas com deficiência física, mas ainda pode aprimorar o atendimento a pessoas com outros tipos de deficiência.

“Acessibilidade” e “inclusão” têm que ser pensadas de forma abrangente. Na verdade, a melhor forma de fazer isso, é vislumbrar um turismo para todos, não exclusivo para pessoas com deficiência. É comum ver empresas que querem melhorar seus estabelecimentos nesses ítens, mas decidem fazer isso por conta própria ou buscam arquitetos e associações de pessoas com deficiência sem um conhecimento profundo. Buscar um especialista é muito importante, assim como para curar uma doença é importante procurar um médico, ou seja, um especialista da saúde, e não se medicar por conta própria. Quem toma esses procedimentos com amadorismo, pode acabar se dando mal no final da história.
Publicado: Turismo Adaptado

Novo Aparelho para Ajudar Pessoas com Deficiência nos Parques da Disney

Audio Description – ou DURATEQ – é o novo aparelho desenvolvido pela Disney, HP e Softeq para os seus visitantes comdeficiência visual. Essa nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de possibilitar que os visitantes com problema de visão possam desfrutar das mais famosas atrações da Disney como Haunted Mansion ou Pirates of the Caribbean, por meio de ricas narrações descritivas.

Os engenheiros da Disney criaram um mecanismo, a partir de uma nova tecnologia assistiva, para fornecer descrições detalhadas das áreas ao ar livre para os hóspedes com deficiência visual. Usando um menu interativo de áudio, os hóspedes podem escolher o tipo de informação que desejam receber, desde informações arquitetônicas do local até a localização do banheiro mais próximo. O dispositivo funciona utilizando uma tecnologia sem fio para localizar sua posição e tomar ações pré-programadas. O melhor de tudo, cabe na palma da sua mão.

A sincronização de tais descrições também só é possível graças a uma tecnologia de localização e sincronização – patenteada pela própria Disney – e que possibilita a troca de informações do aparelho com uma série de dispositivos dispostos ao longo dos quatro parques temáticos existentes no Walt Disney World Resort. Os sinais são captados pelo aparelho que automaticamente faz a sincronia da narração. Observe-se que a narração do aparelho é totalmente diferente daquela já existente para a atração, muito mais rica em detalhes, exatamente com o objetivo de transmitir ao visitante aspectos que apenas aqueles com boa visão poderiam até então desfrutar.

Os engenheiros da Disney informaram que o dispositivo já reúne muitos outros recursos, incluindo audiodescrição detalhada de mais de 50 atrações, áudioamplificado para pessoas com perda auditiva leve a moderada, legendagem portátil que permite aos frequentadores ler as legendas enquanto desfrutam de passeios específicos; e ativação de legendas em monitores de televisão em áreas de pré-show.

Já eram oferecidos aos visitantes com deficiências visuais, outros recursos como: mapas dos parques em braile e também um Walkman onde o usuário pode escolher para que funcione como um “audio guide”, mais semelhante a um guia; ou, como um “audio tour”, esse sim mais descritivo, com informações sobre as atrações. Todavia, é de se imaginar que tais dispositivos caiam em desuso com o advento desta nova tecnologia, ou seja, o Audio Description.

Curiosidade: A colaboração entre a HP e a Disney vem de longa data, desde 1938 quando os fundadores da HP: Bill Hewlett e Dave Packard disponibilizaram o equipamento utilizado pela Disney para acrescentar o efeito “surround” no filme Fantasia.

Disney já patenteou e licenciou a tecnologia para o dispositivo portátil, que pode servir uma grande variedade de varejo, aplicações comerciais e industriais. E membros da indústria e técnicos já estão tomando conhecimento. A Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais apenas elogiou o dispositivo como o novo produto do ano.

O novo aparelho estará disponível no Walt Disney World (Flórida) a partir de 27 de junho de 2010 e na Disneyland (Califórnia) em 2011, pode ser retirado no Guest Relations através de um depósito de US$100.00, que é restituído quando da devolução da sua devolução, ou seja, será totalmente gratuito! Observando-se que, inicialmente, tal dispositivo somente estará disponível no idioma inglês.

Publicado por: Ricardo Shimosakai | 12/07/2010