"Quando o mundo não é projetado para você não é acessível para todos"

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Sinalizações em Aracaju

A equipe DUCA ficou na cidade de Aracaju por 4 dias, para realizar trabalhos de vistoria em alguns locais e aproveitou para conhecer mais a fundo a acessibilidade local.
Desde o aeroporto se vê a preocupação e ficamos impressionados no trajeto até o hotel o quanto a cidade está em evolução.
E pudemos registrar algumas interpretações e confusões na hora de aplicar os pisos táteis.
Chegando no hotel, logo na entrada o corrimão que percorre todo o desnível e o piso tátil de alerta, comunicando que alí temos que estar em alerta!
Mas aí entra a dúvida, se temos o corrimão (equivocado por sinal) em toda a extensão do desnível, qual a função do piso tátil de alerta? Não seria o direcional? Ou não seria desnecessário, afinal o deficiente visual acompanha o corrimão?



Nesta foto abaixo, vimos a aplicação do piso tátil de alerta em toda a extensão da frente do lote de uma loja famosa de móveis planejados, mas não possui nenhum desnível, nenhuma interferência que possa oferecer risco ao deficiente visual.
Mas podemos pensar de 2 formas, uma que por ser saída de carros, oferece risco, mas que de outra forma impede do deficiente visual entrar na loja, afinal não tem direcional, não leva a lugar nenhum.



Rebaixamentos de Guia


Caixas Eletrônicos


Diversos Estabelecimentos


Sabemos que hoje não são todas as pessoas que estão preparadas para modificar o que sempre foi rotineiro e desconhecido em suas vidas, principalmente ter que seguir leis e normas que por tantas vezes é desconhecida.
Aracaju está sim se desenvolvendo, afinal estão cobrando da população as melhorias, se vê em todo lote estabelecimentos, sejam pequenos, mas que se preocuparam com o acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Já é muita coisa em um Brasil, que tudo é difícil, o preconceito, as adequações, os mitos, as dúvidas e desconhecimento total de acessibilidade.




Divulgação do Workshop de Acessibilidade

Alguns lugares que foram divulgados o workshop de acessibilidade e inclusão aplicadas ao lazer e turismo:

Não perca está oportunidade!!