"Quando o mundo não é projetado para você não é acessível para todos"

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Secretarias intensificam fiscalização de acessibilidade em comércios

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realizaram fiscalizações em padarias na Mooca e em Santana para averiguar o cumprimento das exigências de acessibilidade.


A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), está intensificando a fiscalização sobre estabelecimentos comerciais que descumpram as exigências de acessibilidade.

As ações de fiscalização tiveram início nos bairros de Santana e Mooca. Do total de 54 estabelecimentos inspecionados nessas regiões, 32 foram notificados para que executem adaptações. Em Santana, três padarias foram multadas; na Mooca, a subprefeitura visitou 25 estabelecimentos, dos quais nove não haviam feito as obras de adequação no prazo exigido, ficando sujeitos a multa.

As três padarias de Santana (Paris, Estrela Polar e Pedro Doll) foram multadas por não atenderem à exigência de execução de adaptações necessárias para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Elas já haviam sido notificadas e recebido prazo de 30 dias para fazer as adaptações. Até que ocorra a regularização do problema, receberão multa mensal de R$ 3,8 mil. Os problemas encontrados incluem ainda sanitários inadequados, falta de acesso ao pavimento superior, presença de degraus em todas as entradas e vagas de estacionamento irregulares. Nas próximas semanas, a Subprefeitura de Santana/Tucuruvi visitará outros 23 estabelecimentos que foram notificados e receberam prazo para adequações.

O secretário de Coordenação das Subprefeituras destaca que a ação tem como objetivo orientar os proprietários sobre as ações necessárias para tornar os estabelecimentos acessíveis a toda a população da Cidade. "É uma ação para garantir o direito de ir e vir de todo cidadão a todo espaço público e privado da Cidade", comenta.

Segundo o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), paralelamente às vistorias, também está sendo feito trabalho de conscientização junto aos empresários do setor, em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo.

A campanha pretende mostrar que ações simples e baratas, como demarcar vagas de estacionamento, transformar degraus em rampas, alargar portas e corredores ou adaptar um sanitário, já podem garantir um mínimo de acessibilidade a todo esse público.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Acessibilidade em Estádio - Arenas Verdes

Palestra com o arquiteto especialista em equipamentos desportivos:Eduardo de Castro Mello
Objetivo: Subsidiar os estudos de elaboração da norma de acessibilidade em estádios de arenas verdes.
Programa: Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol e nossas cidades devem se preparar para construir estádios que acolham todas as pessoas, inclusive as com deficiência. Preocupados em garantir a inclusão nesses espaços e nas cidades, o Cepam e o Comitê Brasileiro de Acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) convidam especialistas para discutir o tema.
Mais informações:
http://eventos.cepam.sp.gov.br/SEventos/
Confirmada a presença da Duca!!!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

OFICINA DE ESPORTES SHOPPING MOGI DAS CRUZES


A clínica de Férias Copa do Mundo 2010, realizada no Mogi Shopping em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer terminou ontem com chave de ouro.
Aconteceu ontem a apresentação do jogo de futebol para amputados com a equipe de Mogi.
É Mogi na luta pela igualdade e inclusão!!
Parabéns para todos que participaram do evento e tiveram essa brilhante iniciativa!!!