"Quando o mundo não é projetado para você não é acessível para todos"

terça-feira, 13 de julho de 2010

Novo Aparelho para Ajudar Pessoas com Deficiência nos Parques da Disney

Audio Description – ou DURATEQ – é o novo aparelho desenvolvido pela Disney, HP e Softeq para os seus visitantes comdeficiência visual. Essa nova ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de possibilitar que os visitantes com problema de visão possam desfrutar das mais famosas atrações da Disney como Haunted Mansion ou Pirates of the Caribbean, por meio de ricas narrações descritivas.

Os engenheiros da Disney criaram um mecanismo, a partir de uma nova tecnologia assistiva, para fornecer descrições detalhadas das áreas ao ar livre para os hóspedes com deficiência visual. Usando um menu interativo de áudio, os hóspedes podem escolher o tipo de informação que desejam receber, desde informações arquitetônicas do local até a localização do banheiro mais próximo. O dispositivo funciona utilizando uma tecnologia sem fio para localizar sua posição e tomar ações pré-programadas. O melhor de tudo, cabe na palma da sua mão.

A sincronização de tais descrições também só é possível graças a uma tecnologia de localização e sincronização – patenteada pela própria Disney – e que possibilita a troca de informações do aparelho com uma série de dispositivos dispostos ao longo dos quatro parques temáticos existentes no Walt Disney World Resort. Os sinais são captados pelo aparelho que automaticamente faz a sincronia da narração. Observe-se que a narração do aparelho é totalmente diferente daquela já existente para a atração, muito mais rica em detalhes, exatamente com o objetivo de transmitir ao visitante aspectos que apenas aqueles com boa visão poderiam até então desfrutar.

Os engenheiros da Disney informaram que o dispositivo já reúne muitos outros recursos, incluindo audiodescrição detalhada de mais de 50 atrações, áudioamplificado para pessoas com perda auditiva leve a moderada, legendagem portátil que permite aos frequentadores ler as legendas enquanto desfrutam de passeios específicos; e ativação de legendas em monitores de televisão em áreas de pré-show.

Já eram oferecidos aos visitantes com deficiências visuais, outros recursos como: mapas dos parques em braile e também um Walkman onde o usuário pode escolher para que funcione como um “audio guide”, mais semelhante a um guia; ou, como um “audio tour”, esse sim mais descritivo, com informações sobre as atrações. Todavia, é de se imaginar que tais dispositivos caiam em desuso com o advento desta nova tecnologia, ou seja, o Audio Description.

Curiosidade: A colaboração entre a HP e a Disney vem de longa data, desde 1938 quando os fundadores da HP: Bill Hewlett e Dave Packard disponibilizaram o equipamento utilizado pela Disney para acrescentar o efeito “surround” no filme Fantasia.

Disney já patenteou e licenciou a tecnologia para o dispositivo portátil, que pode servir uma grande variedade de varejo, aplicações comerciais e industriais. E membros da indústria e técnicos já estão tomando conhecimento. A Sociedade Nacional de Engenheiros Profissionais apenas elogiou o dispositivo como o novo produto do ano.

O novo aparelho estará disponível no Walt Disney World (Flórida) a partir de 27 de junho de 2010 e na Disneyland (Califórnia) em 2011, pode ser retirado no Guest Relations através de um depósito de US$100.00, que é restituído quando da devolução da sua devolução, ou seja, será totalmente gratuito! Observando-se que, inicialmente, tal dispositivo somente estará disponível no idioma inglês.

Publicado por: Ricardo Shimosakai | 12/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário