"Quando o mundo não é projetado para você não é acessível para todos"

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Levantamento aponta 12 lugares com pouca acessibilidade no Centro de Ribeirão Preto
Estudo do COMPPID foi entregue à prefeitura

Um levantamento realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPPID) aponta 12 locais de grande circulação de pessoas no Centro de Ribeirão Preto com pouca ou nenhuma acessibilidade para deficientes físicos.

Foram citados o Palácio do Rio Branco - sede da Prefeitura de Ribeirão Preto -, as praça das Bandeiras e Rio Branco, as rua Tibiriçá, Visconde de Inhaúma, São Sebastião, General Osório, Cerqueira César e Américo Brasiliense, o Centro Popular de Compras, o Mercadão Municipal e o pronto-socorro central.

Os problemas de acessibilidade mais comuns nestes pontos, segundo o relatório, são a falta de rampas de acesso, falta de piso tátil, posicionamento de árvores, caçambas e lixeiras em local de passagem, falta de sinalização ou barra de proteção em degraus ou desníveis.

O estudo, concluído em julho, foi entregue à Secretaria de Obras Públicas de Ribeirão Preto. “Estamos no aguardando até o meados de novembro e, se não houver resposta, isso será encaminhado ao Ministério Público”, afirma a presidente do COMPPID, Sheila Aparecida Saldini Simões.

Segundo o secretário de Planejamento de Ribeirão, Fernado Pícolo, o documento está com a prefeitura que busca verbas para incluir as obras no orçamento de 2011. O secretário disse ainda que o projeto para a reforma do Palácio Rio Branco, que prevê a instalação de um elevador, já foi aprovado.

Fonte: EPTV. Clique aqui para assistir ao video da matéria na integra.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Solução de acessibilidade aos metrôs e trens





Um problema que encontramos muito, principalmente nos trens metropolitanos.
É o desnível da plataforma com o trem.
Achei interessante e tirei essa foto, porque encontraram uma forma de resolver esse problema em Barcelona, com uma solução simples, nada complexa e que atende à todas as pessoas.
Uma rampa metálica, que fica localizada justamente numa rota estratégica. E tem sinalização!
E acredito que aqui em São Paulo e demais cidades têm que ser feito algo assim, desde idéias mirabolantes, planos intermináveis, porque não uma solução simples?