"Quando o mundo não é projetado para você não é acessível para todos"

sábado, 4 de dezembro de 2010

PALESTRA DE ACESSIBILIDADE EM RIBEIRÃO PRETO

Palestra sobre acessibilidade é proferida na Câmara Municipal de Ribeirão Preto
Evento direcionado para arquitetos e engenheiros da Prefeitura focou principalmente as dificuldades enfrentadas pelas Pessoas com Deficiência.
Na manhã desta quinta-feira, 2/12, a Câmara Municipal de Ribeirão Preto sediou um seminário sobre Acessibilidade. Realizado pelo Comppid (Conselho Municipal de Promoção e Integração da Pessoa com Deficiência), com o apoio do vereador Oliveira Júnior, presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida do Legislativo, a oportunidade visou capacitar engenheiros e arquitetos da administração municipal com o objetivo de repensar na condição da acessibilidade no município.
Proferido pela arquiteta Camila Caruso, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, o evento discutiu as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, a acessibilidade nos municípios e principais normas técnicas nacionais e internacionais para a solução do problema.
Na visão da especialista é preciso conscientizar a sociedade sobre o problema, principalmente as pessoas que não possuem deficiência. “Não existe ainda um entendimento amplo sobre a necessidade das pessoas com deficiência. Para quem não tem deficiência, muitas vezes a realidade das dificuldades fica muito distante. É preciso capacitar engenheiros, arquitetos e defender as novas construções para que elas tenham acessibilidade; e as antigas ganharem os reparos necessários para que passem também a ser acessíveis”, afirmou. “Acessibilidade é uma questão importante e deve ter avanços urgentemente”, disse.
Acessibilidade nada mais é que possibilitar autonomia com segurança às pessoas com deficiência. “A pessoa com deficiência quer ter autonomia, andar na calçada, na rua, com total condição de deslocamento; é preciso que se cumpra o desenho universal eliminando barreiras arquitetônicas nos projetos em geral”, explicou.
A oficina prosseguiu abordando outros temas, entre eles, mobilidade urbana, edificações e vias públicas. O seminário que acontece até na manhã desta sexta-feira contará ainda com um trabalho de vivência junto aos participantes que farão o uso de cadeiras de roda, muletas e vendas nos olhos colocando-se no lugar das pessoas com deficiência. A vivência intitulada “Sensibilização” acontece nas ruas e calçadas das imediações da Câmara Municipal.
Participaram da solenidade a secretária da Assistência Social Maria Sodré, na ocasião representando a prefeita Dárcy Vera, Sheila Ap. Saldini Simões, presidente do Comppid, vereador Oliveira Jr., técnicos das secretarias de Planejamento, Obras, Infraestrutura e Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário